O que é um Product Owner?

O que é um Product Owner?

“O que é um Product Owner?”

O Product Owner é um dos principais papeis no framework SCRUM ,sendo ele o responsável por decidir o que será ou não será feito, bem como ser o elo entre o time de desenvolvimento e os demais envolvidos no projeto. Parte das responsabilidades do P.O é ter uma visão clara do que o stakeholder deseja
construir e transmitir essa visão ao time do scrum. Isso é essencial para iniciar com sucesso qualquer projeto de desenvolvimento de software ágil. Suas principais atividades incluem o alinhamento com clientes, maximização e otimização do trabalho do time, decidindo o que deve ser priorizado ou não, gestão de sprints, release plans, backlog e acompanhamento de resultados.

“Então um P.O apenas repassa as necessidades do stakeholder?”

Não, o Product Owner também pode ser responsável pela realização de pesquisas de mercado, testes A/B, métricas, Gestão de Projetos, coordenação de equipes e análise do comportamento de usuários. Em virtude da variedade dos projetos, além de mapear as necessidades do cliente, ele também é um intermediário entre o cliente e a empresa, levanta os requisitos funcionais e não funcionais, elabora um escopo, prototipa interfaces e realizar reuniões, realiza a documentação, entre outras tarefas.

“Em que um P.O deve ter conhecimento?”

Um bom P.O deve ter sólida compreensão dos usuários, do mercado, da concorrência e das tendências futuras para o domínio ou tipo de sistema que está sendo desenvolvido. Atualmente o mercado exige um profissional especialista em um segmento, porém que tenha conhecimento em relação às demais áreas. Não é aceitável um profissional linear. O P.O deve motivar a equipe com um objetivo claro e elevado. Os membros da equipe sabem melhor do que são capazes e, assim, selecionam quais histórias de usuários, do topo do backlog do produto, podem se comprometer a entregar durante qualquer sprint. O grande objetivo final é junto ao time entregar um produto de qualidade, atendendo a expectativa do stakeholder, a famosa “Entrega de valor”.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *