O que é Gestão 3.0

O que é Gestão 3.0

Antes de conseguirmos definir o que seria o conceito de Management 3.0 (ou como gosto de chamar Gestão 3.0). Precisamos entender um pouco da forma como trabalhamos. Isso mesmo, precisamos entender que inicialmente o modelo de trabalho era baseado em habilidades especificas, oriundas de um treinamento árduo de anos e anos de práticas. Baseavamos o conhecimento de algo ser bom ou mal na capacidade de realizar ou na habilidade do ser em produzir algo. Era o modelo Artesanal de produção.

Com o crescimento da demanda e com a necessidade de ampliar as habilidades mantidas somente por alguns artesões, propõe-se a primeira fase da automação do trabalho, tentando repetir assim as ações que eram conduzidas pelos artesões. Deu-se então, a criação da era industrial, com a elaboração de princípios, métodos, processos que permitiam a repetição e assim o aumento da escala de produção de um insumo, produto ou serviço.

O que não se percebeu é que a complexidade das tarefas e a especificidade de cada uma delas gerou na verdade um conjunto de especialistas. Fazendo com que algumas tarefas estivessem somente na cabeça dos mesmos. Era dado então o inicio da Era do Conhecimento.

A era do conhecimento e o conceito de sociedade em rede, nos permitiu evoluir em muito nosso produtos e serviços. Permitiu que novas formas de trabalho fossem estabelecidas, nunca se criou tanto em termos de novos negócios e serviços quanto na sociedade atual. Entretanto, isso fez com que os ambientes fossem cada vez mais complexos, a dificuldade em manter times engajados e produtivos aumentou e gerou uma segmentação na forma de conduzirmos tais times. Alguns gestores focaram em trabalhar mais o conceito de comando e controle, com processos rigidos e baseados nos modelos da Era Industrial, enquanto que outros pensaram mais na visão criativa e colaborativa. E nessa realidade que a Gestão 3.0 se pauta.

Jurgen idealizador da Gestão 3.0 a descreve em 6 visões essenciais, representando as organizações com um desenho bem sugestivo: O Martie, um monstro complexo e único, assim como as empresas que possuem tantas particularidades e processos.

Vamos então conhecer o as visões do Management 3.0:

1- Energize People (Energizar Pessoas)
Analisar as pessoas e entender individualmente o que as motivam e em seguida promover situações que lhes tragam a satisfação e realização.

2- Empower Teams (Empodeirar Times)
Garantir o poder compartilhado para o time, promovendo a auto-gestão e incentivando as decisões descentralizadas.

3- Align Constraints (Alinhar Restrições)
A liberdade não pode ser confundida com bagunça. Definir em conjunto os limites no processo aumenta o engajamento e adesão as regras.

4- Develop Competences (Desenvolver Competências)
Um time auto organizado também deve ser um time auto suficiente e multidisciplinar. Treinar e evoluir as competências deve ser uma prioridade.

5- Grow Structure (Aumentar as estruturas)
Toda empresa busca ampliar seus negócios, o Management 3.0 incentiva o crescimento consciente mantendo o foco em qualidade e o ambiente colaborativo.

6- Improve Everything (Aprimore tudo)
Os sábios japoneses nos ensinaram que melhoria continua deve ser uma lei em nossas vidas. Quando aprendemos com os erros e buscamos a evolução constante, o sucesso é consequência.

Na realidade, o management 3.0 tem como foco a liderança, atuando diretamente na forma como um líder ou gestor se relaciona com sua equipe. Para que ele possa motivar e melhorar o engajamento da equipe, conduzir um time feliz, energizar as pessoas, desenvolver competências, ele precisa aprender novos métodos e práticas.

Quer saber mais sobre Gestão 3,0, conheça nosso treinamento

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *