Aplicando o Feedback Wrap

Aplicando o Feedback Wrap

Uma das coisas mais difíceis que encontramos nos times que trabalhamos, foi criar a cultura do feedback. Talvez por que é comum nos times de TI que atuamos, encontrarmos pessoas que não estão acostumadas a receber e oferecer um feedback simples, puro e livre de ressentimentos passados.

Outro aspectos comum que encontramos nesses times é que o feedback acontece normalmente atrelado a uma avaliação: seja uma avaliação semestral, anual ou de desempenho. Muitas vezes tais ações, só acontecem quando temos uma consultoria externa que depara-se com um cenário de falta de colaboração, entrosamento e claro, feedback.

Pensando nisso resolvemos ofertar o feedback wrap execise em nossos treinamentos de Management 3.0. O tópico já estava presente, mas era abordado conceitualmente, mostrando um vídeo do Jurgen ressaltando os 5 passos.

Decidimos então trazer para nossas turmas e esse post conta justamente o aprendizado que tivemos na aplicação desse jogo. Nosso primeiro desafio veio justamente de ter o jogo traduzido, até então, o mesmo estava disponível somente em inglês. Nosso CEO, Ricardo Polito e facilitador de Management 3.0 encabeçou essa tarefa, realizando a tradução inicial do jogo para português e uso na nossa turma.

Condução da Dinâmica

Começamos explicando o Feedback Wrap como técnica, exemplificando os 5 passos, ressaltando como cada passo deve ser conduzido. Utilizamos o exemplo de um feedback para um Scrum Master sobre seu papel e o como ele deveria incentivar o time a ser proativo na escolha de suas tarefas na reunião de planning. Bom a idéia era ilustrar um passo a passo de como efetuar o feedback wrap.

O próximo passo foi distribuir os cartões para as duplas formadas entre os integrantes do grupo. Para cada dupla foi repassado dois cards, situação A e situação B, que exemplificam a forma como cada um se sentia em relação a situação apresentada. Eles leram os cards em dupla e estruturaram o feedback wrap, seguindo os passos.

Exemplo do card de situação A

Em seguida, fizemos uma pequena apresentação do feedback, onde o primeiro participante, relata a situação A e descreve o contexto para que os membros da turma vejam qual a situação. Ele elenca suas observações, presentes no cartão da Situação A que ele recebeu. O próximo passo é expressar seus sentimentos em relação ao ocorrido, explicar o valor que tal situação tenha, seja por ter ocorrido ou não ter. Por fim e não menos importante é oferecido um sugestão para a situação em questão.

A primeira dupla precisou de uma ajudinha dos slides pra não se perder nos 5 passos.

…a segunda dupla, levou uma cola da ensaio, mas no fim deu tudo certo.

…a terceira dupla, acrescentou um pouco da irreverência e fez bonito.

Ao final da dinâmica, apresentamos o vídeo do Jugen Appelo, falando do feedback wrap, para reforçar os passos e o aprendizado seguidos pelas duplas.

Aprendizados

Entre os aprendizados que obtivemos nessa aplicação estão:

Visualizar que o feedback, pode ser tanto positivo quando negativo;

Experimentar que situações guiadas de aprendizado, como as ilustradas no jogo, permitem vivenciar bem a dinâmica e com isso facilitar o entendimento;

Contextualizar as situações A e B antes da inicio da dinâmica e permitir as duplas elaborarem um pequeno roteiro, facilitou a aplicação do FeedBack Wrap.

Conseguimos ver que a aplicação da dinâmica, ao invés de somente ilustra-la com um vídeo explicativo ganhou expressividade entre os alunos e foi pontuado com uma das partes interessantes do treinamento por meio do nosso Happiness Door, mas esse é assunto para outro post…

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Comments (2)

  • Daniela Gomes dos Santos Reply

    Olá Ricardo, tudo bem?
    Quero dizer que fiz uma adaptação desta dinâmica para os treinamentos de CNV que aplico (falo do feedback wrap como uma das formas de aplicar CNV) e tem sido, de fato, muito útil para deixar os conceitos mais claros.

    Obrigada por compartilhar esse conteúdo tão rico!

    6 de outubro de 2021 at 07:29
    • Ricardo Polito Reply

      Olá Daniela,

      Fico feliz em saber que você gostou do conteúdo. Realmente muitas práticas do Management 3.0 e a CNV combinam bastante. Se tiver algum material explicando como você faz compartilha com a gente.

      Abraços

      6 de outubro de 2021 at 07:44

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