12º relatório anual do State of Agile

12º relatório anual do State of Agile

O State of Agile é o maior relatório, com a mais longa e ampla pesquisa sobre a área. Foi Iniciado pelo VersionOne em 2007 e já encontra-se na sua 12º edição. As cinco principais razões relatadas para a adoção de ágil também são relatadas nas cinco principais áreas mais impactadas como resultado da adoção de métodos ágeis.

Nos últimos 12 anos, a pesquisa do Estado Ágil alcançou milhares de profissionais praticando agilidade em todo o mundo. A cada ano, os resultados da pesquisa nos esclarecem sobre os avanços feitos na comunidade ágil, bem como sobre as áreas em que ainda precisamos melhorar. Os dados do relatório deste ano demonstram que as organizações estão percebendo os benefícios alcançados ao adotar a metodologia ágil. Os cinco principais benefícios relatados pela adoção do ágil são:

  • Melhor capacidade de gerenciar as prioridades em mudança;
  • Melhor visibilidade do projeto;
  • Melhor alinhamento de negócios / TI;
  • Velocidade de entrega / tempo de entrega mais rápida para o mercado e
  • Maior produtividade da equipe.

Aqui estão mais alguns temas e conclusões do 12º relatório anual do State of Agile:

  • O Agile está se expandindo dentro da empresa – A adoção ágil está crescendo dentro das organizações, de forma mais ampla e profunda. Uma porcentagem maior de respondentes este ano informa que “todas ou quase todas” suas equipes são ágeis e que princípios e práticas ágeis estão sendo adotados nos níveis mais altos da organização.
  • Há espaço para melhorias na maturidade ágil – Apenas uma pequena porcentagem dos entrevistados indicou que suas organizações têm um alto nível de competência com práticas ágeis em toda a organização. A maioria reconhece que suas organizações ainda estão amadurecendo.
  • As organizações estão escalando ágil – O Scaled Agile Framework® (SAFe®) é relatado como a abordagem mais usada para escalonar ágil. Treinadores internos ágeis, práticas e processos consistentes entre as equipes e a implementação de uma ferramenta comum entre as equipes são os três principais fatores relatados como mais úteis no dimensionamento ágil.
  • As iniciativas de DevOps estão em ascensão – A pesquisa revela a importância de acelerar a velocidade de entrega de software de alta qualidade e a ênfase na satisfação do cliente. Não é surpresa, portanto, que um grande número de respondentes da pesquisa relate que uma iniciativa de DevOps está em andamento ou planejada para os próximos 12 meses.

Se quiser saber mais sobre o relatório acesso o endereço, clique aqui.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *